Sem educação

Não existe cidadão.

Seja Bem vindo

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pensamentos dos Famosos

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta". (Albert Einstein)

"Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que a reflete". (Edith Wharton)]

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda".(Paulo Freire)

"Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho"(Carlos Drummond de Andrade)

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)

A Nação cheia de direitos e desprovido de cidadãos

Em momento algum em minhas argumentações, idéias ou colocações, simbolizam que sou dono da razão ou da verdade absoluta, e gostaria também da participação de todos.
Ao misturar idéias e refleti-las, tenho como objetivo criar novas situações e atitudes, que fazem parte de uma evolução dessa novas idéias , e que dependendo das conseqüências podem ser positivas,caso conduzidas de forma responsável. O importante é refletirmos a sociedade atual, perceber o que está sendo manipulado, e qual o objetivo final destas ações.

Gostaria que os leitores que por aqui passarem, façam uma reflexão das coisas simples que ocorrem no nosso dia a dia, quanto ao relacionamento das pessoas, atitudes e suas conseqüências, para suas vidas e daqueles com quem convivemos.
É só observar o que assistimos diariamente ao nosso lado ou na televisão por exemplo, desde o mais óbvios acontecimentos até os maiores absurdos, estes últimos, parecem estar se tornando objetos normais de nosso cotidiano, como por exemplo, alguns tipos de crimes ou simplismente o ato de alguém em uma ação mal educada, ocupar uma vaga de deficiente físico, e achar que tudo esta belezinha.

Bem onde quero chegar?
Leia o título deste texto.
Estamos amarrados em complexidades Jurídicas, muitas vezes se tornando verdadeiros arquivos de normas, engrenagens prontas a explodir pelo excesso de força, mas a máquina não anda, e de teorias educacionais que parecem o Código Civíl, só que o mundo não para, estamos a beira dos 200 milhões de habitantes.
- Ué....
Quantos são cidadãos bípides?
Quantos são só bípides?
É bem verdade que a sociedade evolui, as formas de execução do trabalho são diferentes a cada momento, o comportamento das pessoas se alteram também, e acredito que muito destas complexidades juridicas e educacionais justificam ocorrer como uma adaptação às novas formas que a sociedade vai assumindo.

Mas e os absurdos?

Exemplo disto é a banalização à vida( direito à ela), a sensação de impunidade que gera a cada dia,esta falta de norte, que fornece o combustível e ao incentivo da coisa errada.

Acabamos perdendo as referências e a famosa e triste frase acaba tomando força a cada dia .

Não pega nada!

Sem Educação Não Exite Cidadão

Os temas aqui postados estão diretamente ligados à educação.Toda e qualquer reflexão é fruto de um raciocínio, e da junção de um conjunto de idéias e opiniões, adquiridas através de uma série de informações, conquistadas através do ensino, leitura, aprendizado de vida.Dai o título do Blog sem educação não existe cidadão. Sem educação o individuo não sabe o espaço que ele deve ocupar, os seus direitos, o respeito ao próximo.
Independente do leitor concordar ou não com as idéias e opiniões aqui contidas, com certeza em um ponto de vista acredito que concordamos, o da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento. Gostaria muito de sua opinião sobre os assuntos aqui postados, para que possa ter outros pontos de vista, e assim refletirmos em conjunto sobre os temas, e aprendermos com outras experiências. Ao fazer vossa visita deixe uma opinião.Para entender o formato de meu blog, na posição central tenho os temas e na lateral direita cito algumas curiosidades.Na parte superior tenho paginas extras que estou montando com assuntos polêmicos e variados.
Obrigado pela opinião

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Doença de Chagas a sina dos pobres

DESCOBERTA À CEM ANOS - NEGLIGÊNCIA TOTAL À CEM ANOS - NEGLIGÊNCIA TOTAL
Sendo matéria de uma das mais importantes revistas de publicação científica no Brasil, a Revista "Scientific American Brasil", publicou na edição de setembro de 2009 uma magnífica matéria sobre a doença de Chagas. Indo das páginas 68 à 73, por David Oliveira de Souza e Gabriela Costa Chaves, foram extremamente felizes na exposição de sua matéria referente ao assunto.
A doença de Chagas considerada atual e negligenciada, pois o número de pessoas infectadas é muito grande.Uma doença silenciosa que mata aos milhares, muitos entram em óbito e nem sabem do que morreram, e outros quando descobrem que são portadores já estão na fase crônica, e já não se tem muito a fazer. Um caso de Estado pois a quantidade de pessoas infectadas é muito grande e negligenciada pois foi descoberta à mais de 100 anos, sabe-se como se transmite, e não se faz nada para evitar a propagação do então barbeiro principal vetor que transmite o tão conhecido Trypanosoma cruzi. Descoberto pelo nosso Excelentíssimo Carlos Chagas que na época estava destinado ao combate da malária em conjunto com outro ilustríssimo brasileiro Dr Oswaldo Cruz.
Hoje a população tem conhecimento do barbeiro, mas não sabe como funciona o mecanismo da doença, sintomas e etc.
À MSF ( Médicos Sem Fronteira), realiza um detalhado levantamento nos países sul americanos afetados pela doença, que acompanham as comunidade que mais são afetados. Com informações, sugestões e ajuda de todos os tipos eles visitam as casas na maioria de pobres, muitos pobres que vivem em construções de madeira, palha, etc, onde estes insetos se escondem em frestas das paredes, etc.
Segundo a Instituição nos dias de hoje existem diagnósticos detalhados que podem detectar a presença do parasita, nas pessoa infectadas, mas necessita-se de um exame de sangue e praticamente é a única forma de se saber a presença da doença, que segundo os médicos é de difícil diagnóstico, em alguns casos sinais de Romana ( edema nas pálpebras de um dos lhos). Gerlamente os portadores demoram de 10 a 20 anos para terem os problemas mais graves da doença que seria a cardiopatia chagástica (lieios apelidaram de coração inchado), que mata mesmo.
Existe apenas duas medicações utilizadas para o tratamento, o benznidazol e o nifurtimox.
É lamentável que a indústria farmacêutica não tenha tido interesse em desenvolver um estudo mais profundo a respeito de tratamentos mais eficazes. Não existe interesse, pois a maior parte ou se não quase a totalidade das pessoas que são afetadas por esta doença, vivem perto da miséria absoluta e não tem dinheiro para comprar comida, vão comprar remédio. Segundo a publicação da matéria, palavras do próprio Dr Chagas, que a doença é um problema de Estado a exigir enérgica ação governamental (1911).
Segundo a MSF quando o tratamento é feito semanalmente com acompanhamentos de suas equipes ( pacientes com até 18 anos), tiveram 90% de êxito.Os projetos segundo a instituição, foram ampliados para pessoas com idades até 50 anos.
      DOENÇA É TRANSMISSÍVEL.
Ao contrário do que as pessoas imaginam a s doença de Chagas é transmissível.
Nos estudos do Dr Chagas identificou o protozoário ( Trypanosoma) em um sagui.
Ao verificar a presença de grande número do inseto barbeiro (Assim chamado porque picam as pessoas no rosto), identificou o mesmo protozoário no intestino deste , e deu o nome de Trypanosoma cruzi (em homenagem a Oswaldo Cruz).Foi então em suas pesquisas com sangue humano identificou a presença do protozoário e a manifestação da doença em moradores daquela região , com sintomas de febre.
O Barbeiro então ao sugar o sangue de sua vítima (indolor), defeca em seguida e isto provoca um leve ardor no local, como a vítima se coça, acaba então introduzindo os Trypanossomas da fezes naquela ferida, infectando-o.
Outras maneiras de contágio é através da transfusão sanguínea, verticalmente entre a mãe e o feto e mais raramente por alimentos contaminados em que haja contato com as mucosas.O açaí e o caldo-de-cana tiveram casos associados, não por ter ingerido o alimento mas por seu processamento inadequado.
Por não se monitorar muito esta doença que já é considerada globalizada, pois várias pessoas migram e vão morrer em áreas mais ricas como grande centros urbanos, acredita-se que perto de 13 milhões de pessoas desconhecem que estão infectadas.
O combate a doença é feita pelo vetor geralmente no caso o barbeiro com a utilização de insecticidas, reformas nas casas que possuem frestas, vãos para evitarem a presença dos insetos. A limpeza do local, a informação da população e o monitoramento através da sorologia (teste de sangue) para saber sobre o progresso da contaminação naquela comunidade.

Licença das imagens

.

Um comentário:

  1. Muito interessante esta materia, temos um descaso generalizado, veja a Dengue, a Volta da Tuberculose e se continuar assim não duvido que em breve termos casos de cólera e paralisia infantil que estavam praticamente instintas.Parabêns

    ResponderExcluir