Outro dia estava realizando compras em um Hipermercado de uma das maiores Redes do País que por sinal estão monopolizando o mercado, e quando aguardava minha vez na fila do caixa deparei-me com a seguinte situação.
Em monitores de LCD, propagandas de produtos, dando dicas de compras, enfim, todo um aparato de mídia que, através de imagens, musicas e artistas, jogadores de futebol vendem produtos e idéias.
Derrepente no meio daquela poluição visual e sonora, aparece uma locutora informando as atitudes tomadas pelo Hipermercado, quanto a contribuição para a defesa da ecologia, e também fala sobre o ato de cidadânia praticada por ela, fazendo a propaganda de uma sacola de pano a ser utilizada pelos clientes no lugar das sacolas plásticas, onde são colocadas as compras, passando a idéia da não utilização desta vilãs plásticas, e adquirindo a referida embalagem pela bagatela de R$ 5,00, dependendo o modelo pode custar até mais caro.
Não tenho nada contra a referida empresa, e também quanto ao ato de se ganhar o dinheirinho de cada dia, porém não é nada ético esta forma de apresentar um produto, caro, feio, sem praticidade nenhuma, defendendo uma bandeira, que por sinal é muito mal tratada em nosso país, que é a defesa da ecologia.
Vou mais longe, existem hipermecados de venda a atacado que, não fornecem as vilã, dizendo que é para proteger a ecologia, mas as vendem por centavos.
Não sei aonde estão nossos legisladores.Está na cara que estas embalagens no grande número que são utilizadas devem custar uma fortuna no fim do mês para esta empresas, que tentam se livrar de mais este custo, pois ja não chega o monopólio em que estão fatiando o mercado de varejo, principalmente aqui em São Paulo. Inventaram esta dos sacos plásticos e tentam diminuir a sua utilização.
Pense bem se realmente houvesse interesse na Bandeira que estão querendo dizer que defendem, estas embalagens de pano que são vendidas, teriam um preço menor.Outra coisa não venderiam os produtos a granel, como linguiça, e derivados em sacos pláticos transparentes(vão par o lixo também).Não acondicionariam vários produtos de geladeira em embalagens de isopor, que são extremamente tóxicas ao meio ambiente.Incentivariam as empresas de refrigerante a produzirem em garrafas de vidro retornáveis.Mas isto exige uma estrutura no supermercado, com mais funcionários, área para estocagem e distribuição, isto é custo, e estamos falando de uma empresa privada que visa lucro.Repito não tenho nada contra ganharem dinheiro, mas vamos fazer de maneira mais ética.
Outro problema que observo é o cultural, você vai lá comprar uma duzia daquelas sacolas de pano. Mas realmetne as usaria ?
Duvido, quando vai ao supermercado muitas vezes já esta na rua, voltando do trabalho, e deixou a sacola em casa (não é prático), cabe pouca coisa, temos sim é que pensar em alternativas viáveis, se possível de um menor custo, além de mudarmos hábitos das pessoas, o que é muito dificil, isso vem de educação desde pequeno, e que terão que ter em sua consciência como otimizar aquele lixo, separa-lo e o mais importante ter o recolhimento seletivo, se nãoão funciona, é enxugar gelo.
Virou moda ecologia, é so ver o que esta ao nosso arredor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário