Por falta de divulgação científica, e o desinteresse geral da nação, autoridades e a fins, o assunto em questão passa totalmente desapercebido em nosso país (Mais um assunto....).
Por possuir dimensões continentais, o território brasileiro é bombardeado diariamente pelos corpos celestes conhecidos como meteoritos, mas poucos foram recuperados.
O leitor deve estar se perguntando.!!!!!!!!!!!!!!!
Brincadeira o assunto deste cara!!!!!..., porém devido a soberba brasileira e o velho papo de que se tem tantas prioridades em pendências como saúde, segurança, etc, já pensou em se preocupar com pedaços de pedras que caem do céu? - Terrível né! Barbárie!!
Pois com tantas desculpas e desperdício, nem fazemos uma coisa nem outra (estamos estáticos no universo), e continuamos lá atrás em tudo o que se relaciona à Educação, aprimoramento científico, etc....
Maior meteorito achado no Brasil caiu na Bahia há 110 mil anos
No Brasil foram catalogadas 58 meteoritos e seus estudos por aqui começaram por incrível que pareça na época do Império, com o meteorito Bendegó, e por muito tempo foi considerado o 2 º maior meteorito descoberto.
O primeiro trabalho detalhado sobre o assunto foi publicado em 1888 por Oville A. Derbey. Só em 1936 foi feito nova publicação com Ney Vidal e o terceiro e último trabalho sistemático sobre o tema em 1951 (Euzébio Oliveira).
Após estes trabalhos foram realizadas algumas poucas publicações, descrevendo então os 58 exemplares brasileiros.
Qual a importância de tal estudo?
Através destes corpos celestes podemos realizar estudos de uma das maiores questões da intriga humana, A Origem da Vida na Terra.
Através de análises feitas em tais corpos por possuírem matérias orgânicas não derivadas de seres vivos, podemos ter indicações sobre pistas da aparição da vida, além de estudos sobre o próprio universo. Estudando estas estruturas podemos conhecer sua composição química, informações sobre a "procedência" destes corpo, por exemplo, se for um meteorito primitivo, trará informações sobre a composição da nebulosa solar, as reações químicas e forças físicas que resultaram em sua formação. Estes corpos são formados por 3 grupos principais:
Rochas (94%), metálicos (5%), mistos(1%), que compreendem a mistura de metal e rocha. Estes números são referentes a população encontrada
Estes corpos estão pelo espaço, porém existe um local onde estão aglomerados em nosso sistema solar, a cintura de asteroides, que fica entre Marte e Júpiter. Temos também corpos que foram ejetados de Marte e até da Lua, por impactos sofridos por estes, formando destroços que acabaram sendo atraídos pela Terra. Se sabe a procedência destes corpos, por comparação com o material colhido na Lua nas viagens feitas na missões Apollo, e comparando o material , os elementos são similares.
Os meteoritos quando entram na Terra, sofrem grande impacto de nossa atmosfera (escudo natural), e a superfície do corpo se aquece (seu interior permanece frio). Este efeito ocorre devido ao atrito que recebe do ar (resistência), e gera um visual interessante aquela calda luminosa (conhecida como estrela cadente).
Como identificar estes corpos celestes no solo ?
Pois é, se o espectador observar a queda pode identificar onde caiu, por exemplo, dependendo da massa do corpo o estrago pode ser visual, provocando uma cratera com diâmetros de 10 a 20 vezes o seu tamanho (no caso de um corpo grande), mas alguns destes podem virar poeira ao chegar por aqui. Outra forma de identificar é a observação de um corpo rochoso muito diferente (aparentemente) do ambiente ao seu redor, apesar que com o tempo começa a dificultar a sua percepção pelas ações do tempo em sua superfície.
meteorito que caiu na Russia |
Apesar de termos quase 50% do território da América do Sul e, a amostragem nacional é muito menor do que a da Argentina e Chile e 5% dos EUA.
Nos EUA o meteorito encontrado pertence ao dono do terreno, na Argentina e Austrália pertence , quem achar.
Aqui no Brasil não temos leis sobre o assunto que regulamenta a sua propriedade, e como não podia de deixar de ocorrer, dois dos raríssimos meteoritos brasileiros foram parar no exterior, um de origem marciana, e outro vesicular a única peça do mundo (chamada de Ibitira), se foram!!!!!!!
Contrabando de pedras preciosas é proibido???? deve valer um troco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário