Se você é um aluno que respira os ares das escolas particulares, cursinhos preparatórios, ainda estão com uma boa vantagem em relação aos meus queridos cidadãos, estudantes da rede estadual de ensino.Detalhe pode ser São Paulo, Rio de Janeiro, qualquer Estado da Federação, são verdadeiros heróis aqueles alunos que conseguem terminar o Colegial em condições de competir com a primeira linha do ensino particular.
Depois de tanta dedicação de todos eles, independente da origem social, tem que enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEm, antes de encarar as baterias de vestibulares para acessar as Universidades.
Acreditando no sistema, pois ainda tem muito à aprender, eles se preparam para ir a luta, como ocorreu no final de semana passada em todo o país, aí vem a paulada.
Mais uma vez uma enorme atrapalhada é realizada com as provas desses milhões de brasileiros, que foram até o local do exame, muitos até necessitaram viajar para locais distantes de suas residências,entre outras dificuldades, para terem que engolir a ansiedade de saber que a prova poderá ser cancelada, ou sabe Deus que destino será dado aos fatos ocorridos.
Sabe de verdade, não sei mais qualificar se o que esta ocorrendo é apenas incompetência, se é barbárie, se é molecagem, apenas um erro comum, pois é absurdo o que ocorreu, com as trocas dos cadernos, gabaritos, etc,etc.
Eu adoraria acreditar que foi apenas mais um grande pesadelo, lamento profundamente aos colegas estudantes, que tem que esperar decisões da Justiça para que rumo tomar.
Faço um apelo, acredito que a única pessoa que pode dar uma resposta rápida a esta situação.
Senhor Presidente, faça jus a seu Cargo, assuma alguma coisa em seu governo.
Sei que existe o Ministro em seu cargo para realizar suas funções, pois é, no mínimo um puxão de orelhas tem que ser dado, e assumir que alguma coisa esta errada.
Investigue e puna os culpados,..., sei que já ganharam mais 4 aninhos,..., tudo esta beleza, mas termine o seu governo com a cabeça erguida.
Não posso culpar apenas uma pessoa pelo ocorrido, mas com certeza, posso cobrar meus direitos de cidadão, é o que deveriam estar fazendo os prejudicados.
Digo mais, particularmente participei da primeira prova, apenas para saber como era,sentir a prova, e etc, e achei bastante interessante. Não sou contra a se fazer estes tipo de avaliação, mas infelizmente a credibilidade esta caindo por terra.
O governo, alguém, tem que assumir esta porqueira toda, ou vai ser mais uma vez que tudo acabará em pizza?
Que exemplo esta sendo dado ao nosso futuro?
Fazer papel de bobo, pois é assim que devem estar se sentindo aqueles que investiram tudo para poderem ingressar em uma universidade, e serem alguma coisa melhor do que somos hoje.
É a sociedade de um modo geral olha para isto tudo apática, são nossos filhos que estão ai, hoje, amanhã, etc, algo correto tem que ocorrer.
O governo tem que vir a público levantar o erro, assumir sua parte e corrigir as falhas e que nunca mais ocorra esta palhaçada, pois é no que esta se tornando isto tudo,
Não deixaremos mais uma vez que este país seja passado a limpo.
Caracoles meu amigo, belo texto, aliás, magnífico texto, vou te falar uma coisa, me faz muito, mas muito bem ver gente com sangue nas veias e neurônios ativos na cabeça como você Professor. A letargia das pessoas é tamanha, a impassividade e o acomodamento que, quando vejo um relato tão sensato e com tamanha propriedade me estimulo a continuar sonhando e acreditando que um dia irei ver esse país melhor, deve haver muitos como vc por aí disseminando orgulho e cidadania nas pessoas, eu fui um destes daí que menciona no inicio do seu texto que tive de fazer o primeiro e o segundo graus em escolas públicas, com uma diferença, não tinha ENEN, não tinha progressão continuada, meus país com muita dificuldade tiverem por varias vezes de pagar professoras particulares pra eu conseguir passar de ano, eu estudava muiiito, hoje em dia vejo os alunos, hahaha, deixa pra lá, bom, aí se acabou o segundo grau e La fui eu ver o tamanho do degrau que eu tinha a subir pra conseguir me igualar em condições com os alunos de escolas particulares, puts, me sentiu um analfabeto, mas corri atrás, fiz 4 meses de Cursinho Universitário e passei 6 horas por dia estudando em casa alem de assistir um programa que chamava VESTIBULANDO, pois é, áureos tempos, aí chegou a época dos vestibulares e prestei nas melhores que existiam, FATEC, MACKENZIE, USP, PUC, FEI E VUNESP e pasme meu caro, entrei em todas, escolhi o Mackenzie, pois era meu sonho estudar lá, ganhei bolsa, pagava 40 % somente da mensalidade, aí foram anos de cultura na veia e sonhos em alta, hoje to aqui, com vc brigando e sonhando novamente, não cheguei aonde eu queria longe disso to anos luz de colher os frutos de tanto esforço, mas eu posso te dizer que eu faço acontecer as coisas, isso aprendo lá atrás, não deixo acontecer, se me podam e não me deixam subir e porque o sistema é assim, agora lhe pergunto se comigo e muitos outros Alexandres foi assim que o destino mostrou-se como será o destino destes moços e moças que enfrentarão o sistema e uma penca de universidades de fachada e currículos mandrakes, abraço amigo, sorte pra essa turma de sonhadores e o que desejo, pois deixaremos o país nas mãos deles.
ResponderExcluirObrigado amigo pela sua participação e opinião.
ResponderExcluirCom certeza este é um dos objetivos deste espaço, para as pessoas escreverem o que pensam.
É, sei bem o quanto é dificil estudar, fazer faculdade, e por ai vai.
É curioso,..., lembro-me que no passado quando ocorria algo de errado em alguma questão de vestibular, aquilo virava uma maratona jurídica, gente entrando com ações para anular a questão, e etc.
Cara hoje é uma prova inteira ferrada, e um povinho fica ai meio sem jeito de falar algo contra ou a favor, e o pior de tudo exigir os seus direitos.
Pena que hoje vivemos em uma "democracia", mas começo a sentir saudades daquela época obscura, pelo menos eu via gente lutando contra alguma coisa, hoje o que vejo são pessoas palidas, indo conforme o vento sopra.
O mais triste é que esta fase do vestibular é uma das mais importantes na vida das pessoas, estão escolhendo as suas carreiras, o seu futuro, e os olhares são apáticos, não pega nada....., meu amigo eu choro de ver esse monte de moloides que simplesmente olham.estão brincando com o futuro de muitos estudantes que dependem da nota do ENEM para poderem cursar suas Universidades, disputar uma vaga.
O sistema é tão manipulador que conseguiu anestesiar esta geração.O negócio é escutar aquelas musicas de frases agressivas.
O negocio é ser intolerante com outras raças.
O negocio destes jovens é beber, fazer putaria, se matar no trânsito.
Cara esses meninos não sabem o que é ter emoção de verdade.Eles não tem idéia do que é discutir politica.Eles não sabem o que é fazer parte de grupos estudantis que lutavam pela liberdade de expressão.Eles são umas ostras.Alguém tem que falar para eles que precisam pintar a cara e sair protestando, se não não rola.
E o pior de tudo, reconheço que boa parte disto tudo é culpa da nossa geração, que não soube trazer a verdadeira história, vivência politico-social em que vivemos em nossa época.
Peço perdão aos bipedes pensantes por isto, mas não retiro a responsabilidade que eles tem em conduzir esta meleca.Eu procuro fazer a minha parte.