Comentários picantes
"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta". (Albert Einstein)
"Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que a reflete". (Edith Wharton)]
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda".(Paulo Freire)
"Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho"(Carlos Drummond de Andrade)
"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)
A Nação cheia de direitos e desprovido de cidadãos
Em momento algum em minhas argumentações, idéias ou colocações, simbolizam que sou dono da razão ou da verdade absoluta, e gostaria também da participação de todos.
Ao misturar idéias e refleti-las, tenho como objetivo criar novas situações e atitudes, que fazem parte de uma evolução dessa novas idéias , e que dependendo das conseqüências podem ser positivas,caso conduzidas de forma responsável. O importante é refletirmos a sociedade atual, perceber o que está sendo manipulado, e qual o objetivo final destas ações.
Gostaria que os leitores que por aqui passarem, façam uma reflexão das coisas simples que ocorrem no nosso dia a dia, quanto ao relacionamento das pessoas, atitudes e suas conseqüências, para suas vidas e daqueles com quem convivemos.
É só observar o que assistimos diariamente ao nosso lado ou na televisão por exemplo, desde o mais óbvios acontecimentos até os maiores absurdos, estes últimos, parecem estar se tornando objetos normais de nosso cotidiano, como por exemplo, alguns tipos de crimes ou simplismente o ato de alguém em uma ação mal educada, ocupar uma vaga de deficiente físico, e achar que tudo esta belezinha.
Bem onde quero chegar?
Leia o título deste texto.
Estamos amarrados em complexidades Jurídicas, muitas vezes se tornando verdadeiros arquivos de normas, engrenagens prontas a explodir pelo excesso de força, mas a máquina não anda, e de teorias educacionais que parecem o Código Civíl, só que o mundo não para, estamos a beira dos 200 milhões de habitantes.
- Ué....
Quantos são cidadãos bípides?
Quantos são só bípides?
É bem verdade que a sociedade evolui, as formas de execução do trabalho são diferentes a cada momento, o comportamento das pessoas se alteram também, e acredito que muito destas complexidades juridicas e educacionais justificam ocorrer como uma adaptação às novas formas que a sociedade vai assumindo.
Mas e os absurdos?
Exemplo disto é a banalização à vida( direito à ela), a sensação de impunidade que gera a cada dia,esta falta de norte, que fornece o combustível e ao incentivo da coisa errada.
Acabamos perdendo as referências e a famosa e triste frase acaba tomando força a cada dia .
Não pega nada!
Sem Educação Não Exite Cidadão
Independente do leitor concordar ou não com as idéias e opiniões aqui contidas, com certeza em um ponto de vista acredito que concordamos, o da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento. Gostaria muito de sua opinião sobre os assuntos aqui postados, para que possa ter outros pontos de vista, e assim refletirmos em conjunto sobre os temas, e aprendermos com outras experiências. Ao fazer vossa visita deixe uma opinião.Para entender o formato de meu blog, na posição central tenho os temas e na lateral direita cito algumas curiosidades.Na parte superior tenho paginas extras que estou montando com assuntos polêmicos e variados.
Obrigado pela opinião
quinta-feira, 14 de abril de 2011
"Efeito Urca" - Nós produzimos Gênios também
Em uns dos seus auditórios, estava terminando uma palestra que estava apresentando e falando sobre o então Futuro Laboratório Nacional de Luz Síncronton, quando junto ao palestrando pude observar um senhor já pelos seus cabelos brancos, bastante humorado, fazia suas perguntas com bastante entusiasmo.
Era fins dos anos 80, e junto com um dos meus grande amigos Samuel Toshicasu, físico da melhor qualidade,onde observamos mais atentos ao falar de tal senhor.
A sala silenciou de tal forma que ouvíamos a respiração das pessoas sentadas ao lado.
Imaginem só, nada mais do que o ilustríssimo Senhor Mario Schenberg.
De um sorriso marcante e uma grande simpatia, tive a oportunidade de conhece-lo rapidamente,em um encontro causal, de poucos minutos, de um dos maiores comtemporâneos brasileiros.
Sr Schenberg, considerado por Albert Einstein, um dos 10 maiores cientistas do mundo.
Foi professor da USP, trabalhou em várias áreas da física, principalmente com a astrofísica, sendo um dos pioneiros na Brasil nesta Área.
Nosso grande cientista, trabalhou no exterior colaborando em estudo importantes.
Sr Schenberg em conjunto com o Russo George Garnow, que trabalhava e investigava a explosão das estrelas super novas, em seu trabalho, o brasileiro notou que os neutrinos eram emitidos pelo centro desta estrela, e ocorria um "resfriamento", e sua pressão interna diminuía.Com isso evitava que a estrela sustentasse o peso das camadas externas e provocava a explosão na forma de uma super nova.
Esse efeito foi batizado de "efeito Urca", pelo professor George, em alusão ao comentário de Schenberg.
"A energia desaparece no núcleo de uma super nova tão rápido quanto o dinheiro no jogo de roletas." Na época no Rio de Janeiro existia casinos, fazendo tal comparação.
O Brasil tem jeito, basta acreditar, quantos ilustres temos e nem sabemos?
O Sr Schenberg faleceu em 1990
Nenhum comentário:
Postar um comentário