Pois é, mais um fato lamentável ocorre no sistema de transportes do Rio de Janeiro.Lembrando os fatos a pouco tempo atrás( dois anos), ocorreu colisão entre trens que matou 8 pessoas, dezenas de feridos.
Na época como sempre acontece neste casos, o sindicato reagiu de forma enérgica, denunciando os problemas enfrentados pela falta de segurança, condições de trabalho inadequados, etc, etc, aquela balela de sempre. Em tal situação foram responsabilizados dois funcionários que foram massacrados, por investigação realizada pela própria empresa.
Viu como já começou errado, estamos acostumados a arrumar uns testas de ferro para dizer que estamos fazendo alguma coisa. Caramba não aconteceu mais nada.Cada familiar enterrou seus mortos, prejuízo pessoal a dezenas de pessoas que ficaram feridas, fora de suas atividades, entre outras coisas, e a empresa pelo que parece se passa por vítima. Não estou julgando nem sugerindo a culpa de ninguém, mas o resultado jurídico, social, para tal acontecimento tem um resultado obscuro,é muito estranho.
Entre outras trabalhadas vividas diariamente pelo povo Carioca, segundo testemunhas uma composição deixou o maquinista a pé na estação, e os passageiros desesperados entregues a própria sorte. (ui)
Pelo relato dos já sofridos usuários , o maquinista parou na Estação Ricardo de Albuquerque, e algum problema no composição foi observado pelo mesmo, que deixou a Cabine de comando neste momento, e o trem foi embora passando direto pela estação seguinte só parando quando a Central de Comando( SuperVia) cortou a energia Elétrica.
Parece aqueles filmes Hollywoodianos, inclusive tem um de extremo mal gosto, onde o trem segue sem controle e os caras conseguem enrolar em mais de uma hora os télespectadores, com acontecimentos bárbaros. Tá vendo, quem disse que o que acontece em filmes é ficção, superamos a criatividade dos génios cineastas com a desvantagem de ser real, e se ocorrer um acidente não parecerá nenhum cara bonitão que vai parar o trem no peito, (ainda bem que conseguiram desligar).Que dureza.
Aí estava lendo a entrevista e o relato dos passageiros e a preocupação de algumas pessoas eram em receber o dinheiro da passagem de volta. Vê como nosso povo é maravilhoso, tinha neguinho preocupado em receber o dinheiro da passagem de volta?, @##$%, pois foram parar perto de Bosqueteúde, e tiveram que voltar á pé etc, podiam ter morrido.... Tudo bem que é direito o ressarcimento deste prejuízo, más é o problema menor, os caras tinham é que processar a empresa. Este tipo de episódio não pode ocorrer, não conheço o funcionamento destes trens, mas tenho certeza que deve existir algum sistema de segurança que mantenha a composição parada, até ser acionada novamente pelo maquinista. Isto demonstra e anuncia que existem falhas de grande potencial, imagino que até primárias, é a denuncia natural de ocorrência de novos acidentes.
Este episódio necessita de investigação séria por parte das autoridades( se é que elas existem), para se corrigir os defeitos, etc.
Outra coisa é quanto aos procedimentos, acho muito estranho o maquinista abandonar a cabine com a composição em trânsito (fora dos pátios ou pontos de manobra). Por estar em uma estação o referido maquinista deveria acionar outro funcionário, via rádio, telefone, que estivesse monitorando este local no caso a tal estação, para apoio e verificação de alguma ocorrência, repassando a informação ao maquinista.
Tenho certeza que o fato acabará em pizza, e lembro que em breve teremos a Copa do Mundo, Olimpíadas, já pensou o trem cheio de estrangeiros sair andando sozinho....
Da forma que existe malandragem não duvido que os donos do morro desenvolvam algum sistema para fazer o trem parar em pontos estratégicos para a abordagem ser mais fácil(brincadeirinha).
Verificando estes episódios e observando os registro de ocorrências que existem referentes a operação destes trens, o sindicato deveria realmente tomar uma atitude menos hipócrita ,e acionar o Ministério Público, se ainda não o fez, para esclarecer os fatos referentes a tantos problemas encontrados, pois se continuar assim eles terão que acionar o conforto espiritual pela consciência de tantas vítimas que estão por vir.
(reportagem de Blog Diário do Rio) (imagem 1 Acidente) ( imagem 2 Novo trem "coreano utilizado no RJ)
Este ficheiro provém do Wikimedia Commons, um acervo de conteúdo livre da Wikimedia Foundation que pode ser utilizado por outros projetos.