

Passado 20 dias do início da operação junto a escola, o ano letivo se encerrou, e ficou mais fácil para a Escola realizar as obras civis que ficaram prontas para o ano letivo seguinte. Nos primeiros dias foi necessário um acompanhamento operacional apenas para orientar as mudanças.Os funcionários da escola contratados para segurança e apoio à travessia de pedestres (bandeirinhas), foram orientados pela Cia de Engenharia, que também implantou a sinailzação vertical (vide fotos),
Desta forma os pais acomodavam os veículos nas baias, fora do leito carroçável, deixando o passeio livre, facilitando o acesso dos alunos nos veículos/Escolas, evitando o grande número de travessias na via pública.Com esta medida também foram evitado as filas duplas, pois o estacionamento rotativo comportava bem o volume de chegada/saída dos veículos.Os monitores da escola também através de microfone chamavam os alunos, informando que os pais aguardavam ao lado de fora(assim evitava a descida dos pais para localizar os alunos menores, que aguardavam brincando no locais de laser, ganhando tempo).
Com a via liberada, o trânsito de passagem pedestre/veículos estava livre.
Até o fim deste trabalho ficou faltando a implantação da sinalização horizontal (faixas de pedestres, faixa dupla amarela), que dependia de verba, mas foi implantada tempos depois.Foi também incluída sinalização vertical R9, proibindo o tráfego de caminhões, que utilizariam como alternativa a via paralela.O trâsnporte coletivo não foi remanejado pois o ponto final da linha que por ali passava ficava a menos de 200 metros da escola e a nova alternativa não seria viável.
Porque demonstrei esse trabalho aqui.
Gostei muito de participar deste projeto pois envolveu-me diretamente, meus conecimentos o meu dia à dia, a Cia de engenharia(poder público), a causadora do problema(escola), os reclamantes(usuário da via).Todos deram sua parcela de participação, cooperação para um bem comum.
O custo disso tudo foi pequeno se relacionarmos com o prejuízo gerado diáriamente para a comunidade e a própria escola antes do projeto e o plano operacional realizado. O problema foi resolvido, trouxe conforto e segurança para todos.
É prefeitamente possível toda a sociedade participar em conjunto para o interesse da coletividade, não apenas de um dos lados, mas do conjunto.É com atitudes cidadãs que resolveremos muitos dos problemas que temos em nossa cidade, bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário