Sem educação

Não existe cidadão.

Seja Bem vindo

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pensamentos dos Famosos

"Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância." (Derek Bok)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta". (Albert Einstein)

"Há duas maneiras de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que a reflete". (Edith Wharton)]

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda".(Paulo Freire)

"Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho"(Carlos Drummond de Andrade)

"O grande segredo da educação pública de hoje é sua incapacidade de distinguir conhecimento e sabedoria. Forma a mente e despreza o caráter e o coração. As conseqüências são estas que se vê." (Theodore Palmquistes)

A Nação cheia de direitos e desprovido de cidadãos

Em momento algum em minhas argumentações, idéias ou colocações, simbolizam que sou dono da razão ou da verdade absoluta, e gostaria também da participação de todos.
Ao misturar idéias e refleti-las, tenho como objetivo criar novas situações e atitudes, que fazem parte de uma evolução dessa novas idéias , e que dependendo das conseqüências podem ser positivas,caso conduzidas de forma responsável. O importante é refletirmos a sociedade atual, perceber o que está sendo manipulado, e qual o objetivo final destas ações.

Gostaria que os leitores que por aqui passarem, façam uma reflexão das coisas simples que ocorrem no nosso dia a dia, quanto ao relacionamento das pessoas, atitudes e suas conseqüências, para suas vidas e daqueles com quem convivemos.
É só observar o que assistimos diariamente ao nosso lado ou na televisão por exemplo, desde o mais óbvios acontecimentos até os maiores absurdos, estes últimos, parecem estar se tornando objetos normais de nosso cotidiano, como por exemplo, alguns tipos de crimes ou simplismente o ato de alguém em uma ação mal educada, ocupar uma vaga de deficiente físico, e achar que tudo esta belezinha.

Bem onde quero chegar?
Leia o título deste texto.
Estamos amarrados em complexidades Jurídicas, muitas vezes se tornando verdadeiros arquivos de normas, engrenagens prontas a explodir pelo excesso de força, mas a máquina não anda, e de teorias educacionais que parecem o Código Civíl, só que o mundo não para, estamos a beira dos 200 milhões de habitantes.
- Ué....
Quantos são cidadãos bípides?
Quantos são só bípides?
É bem verdade que a sociedade evolui, as formas de execução do trabalho são diferentes a cada momento, o comportamento das pessoas se alteram também, e acredito que muito destas complexidades juridicas e educacionais justificam ocorrer como uma adaptação às novas formas que a sociedade vai assumindo.

Mas e os absurdos?

Exemplo disto é a banalização à vida( direito à ela), a sensação de impunidade que gera a cada dia,esta falta de norte, que fornece o combustível e ao incentivo da coisa errada.

Acabamos perdendo as referências e a famosa e triste frase acaba tomando força a cada dia .

Não pega nada!

Sem Educação Não Exite Cidadão

Os temas aqui postados estão diretamente ligados à educação.Toda e qualquer reflexão é fruto de um raciocínio, e da junção de um conjunto de idéias e opiniões, adquiridas através de uma série de informações, conquistadas através do ensino, leitura, aprendizado de vida.Dai o título do Blog sem educação não existe cidadão. Sem educação o individuo não sabe o espaço que ele deve ocupar, os seus direitos, o respeito ao próximo.
Independente do leitor concordar ou não com as idéias e opiniões aqui contidas, com certeza em um ponto de vista acredito que concordamos, o da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento. Gostaria muito de sua opinião sobre os assuntos aqui postados, para que possa ter outros pontos de vista, e assim refletirmos em conjunto sobre os temas, e aprendermos com outras experiências. Ao fazer vossa visita deixe uma opinião.Para entender o formato de meu blog, na posição central tenho os temas e na lateral direita cito algumas curiosidades.Na parte superior tenho paginas extras que estou montando com assuntos polêmicos e variados.
Obrigado pela opinião

sábado, 2 de janeiro de 2010

Engenharia e cidadania somado a mudanças de hábitos para amelhorar acessibilidade - Final



Passado 20 dias do início da operação junto a escola, o ano letivo se encerrou, e ficou mais fácil para a Escola realizar as obras civis que ficaram prontas para o ano letivo seguinte. Nos primeiros dias foi necessário um acompanhamento operacional apenas para orientar as mudanças.Os funcionários da escola contratados para segurança e apoio à travessia de pedestres (bandeirinhas), foram orientados pela Cia de Engenharia, que também implantou a sinailzação vertical (vide fotos),
Desta forma os pais acomodavam os veículos nas baias, fora do leito carroçável, deixando o passeio livre, facilitando o acesso dos alunos nos veículos/Escolas, evitando o grande número de travessias na via pública.Com esta medida também foram evitado as filas duplas, pois o estacionamento rotativo comportava bem o volume de chegada/saída dos veículos.Os monitores da escola também através de microfone chamavam os alunos, informando que os pais aguardavam ao lado de fora(assim evitava a descida dos pais para localizar os alunos menores, que aguardavam brincando no locais de laser, ganhando tempo).
Com a via liberada, o trânsito de passagem pedestre/veículos estava livre.
Até o fim deste trabalho ficou faltando a implantação da sinalização horizontal (faixas de pedestres, faixa dupla amarela), que dependia de verba, mas foi implantada tempos depois.Foi também incluída sinalização vertical R9, proibindo o tráfego de caminhões, que utilizariam como alternativa a via paralela.O trâsnporte coletivo não foi remanejado pois o ponto final da linha que por ali passava ficava a menos de 200 metros da escola e a nova alternativa não seria viável.
Porque demonstrei esse trabalho aqui.
Gostei muito de participar deste projeto pois envolveu-me diretamente, meus conecimentos o meu dia à dia, a Cia de engenharia(poder público), a causadora do problema(escola), os reclamantes(usuário da via).Todos deram sua parcela de participação, cooperação para um bem comum.
O custo disso tudo foi pequeno se relacionarmos com o prejuízo gerado diáriamente para a comunidade e a própria escola antes do projeto e o plano operacional realizado. O problema foi resolvido, trouxe conforto e segurança para todos.
É prefeitamente possível toda a sociedade participar em conjunto para o interesse da coletividade, não apenas de um dos lados, mas do conjunto.É com atitudes cidadãs que resolveremos muitos dos problemas que temos em nossa cidade, bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário