É pena que algumas coisas para funcionar neste País, tem que sair da mão do Estado e ir para a iniciativa privada. Estou frisando bem ALGUMAS COISAS, neste caso estou falando de algumas rodovias paulistas. É inegável que uma rodovia como a Castelo Branco, Bandeirantes, entre outras, estão em melhor estado de manutenção, sinalização hoje, do que alguns anos atrás. Elas possuem apoio ao usuário, uma resposta rápida via internet, em contrapartida pedágios que cobram eficientemente seus serviços (pagamos impostos para sermos cobrados novamente), pelo menos estas concessões estão recompondo estas estradas.
Agora o triste são as estradas de menor porte, estas de ligação entre os municípios, no caso posso citar a SP-193, saindo da Br.116, sentido sul, trecho que liga as Cidades de Jacupiranga até Eldorado,(em torno de 26 Km), que estão se deteriorando, sobrando apenas resquícios arqueológicos de sinalização de solo, placas largadas ao meio da magnífica Mata Atlântica. Além desta importante ligação esta estrada em sua continuidade (passando por Eldorado), à SP 165 ( só mudo o nome a precariedade é a mesma), com seus 38 Km de extensão leva-nos até o Parque Estadual do Jacupiranga, núcleo Caverna do Diabo.Com trecho sinuoso e de bastante movimento, incluindo passagem de caminhões, são mais 33 Km até a Maravilhosa e doce Iporanga. Este último trecho foi recapiado a pouco tempo mas as quedas de barreiras e efeitos da erosão estão devorando o leito da estrada, fazendo com que em alguns momentos, passe um veículo por vez. Sendo em pista simples, de duplo sentido, e devido a sua sinuosidade, a falta de visibilidade torna estes trechos um verdadeiro jogo da sorte exigindo cautela dos motoristas. Seguindo pela Cidade de Iporanga, conhecida pela Capital das Grutas, Eco turismo, posso dizer um paraíso na Terra, onde o pouco que resta da Mata Atlântica é preservada. Para o acesso à área de reservas temos que seguir por uma estrada de terra, onde se joga um cascalho para amenizar as dificuldades. Esta estrada do tempo de nosso eis Governador (Lembram, prefeito biônico P. Maluf), segue cortando o coração da mata uns 40 Km até Apiaí. Estreita, e também sinuosa, possui o trânsito de caminhões, ônibus de linha, (por sinal quase fiquei estampado no barranco ao cruzar com um desses, Tom Sem Freios), mas valeu o passeio pela riqueza do local.
O que dói em tudo isso é o fato de já pagarmos impostos pesados, e não termos retorno quanto às autoridades municipais, estaduais, referente à manutenção e expansão da malha viária. Quando feitas muitas destas obras, saem acima do custo verdadeiro, devido a falta de planejamento. Quanto ao último trecho ser de chão batido, realmente deve ser um transtorno para o povo local, mas nas atuais condições,antes do capeamento asfáltico, necessita de um estudo ambiental, uma nova avaliação de traçado para evitar áreas de erosão junto a margem do Rio Ribeira.Com certeza se realizado um trabalho sério , possui custo menor,fica pronto mais rápido, além do impacto para o meio ambiente ser abrandado. Garanto que se já fosse feito este trabalho, hoje seria uma estrada mais segura e estaria funcionando. Ou o método atual é o mais certo?
Pois passou mais de 30 anos da abertura da estrada, que não foi concluída,com certeza dinheiro foi gasto, e deixo mais uma pergunta aqui. E o dinheiro investido, foi totalmente empregado na rodovia? @#$%¨&.
A região é um grande potêncial turísitco do Estado, e necessita atenção urgente das autoridades.
Parabens pelo relato Edu , realmente vivemos no reino da impunidade e do desrespeito ao nosso povo, sabe recebi no twiter essa frase e infelizmente ela me caiu como uma luva, sei lá se demonstra covardia, mas a coisa ta tão feia que ela é hiper atual pra mim.
ResponderExcluir"Depois de algum tempo você aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam" Shakespeare
Incrível né, abraço !